Quando o sol começa a se pôr, ele passa por tons de amarelo, laranja, vermelho e até roxo. Essa mudança acontece por causa da forma como a luz do sol interage com a atmosfera da Terra.
A luz do sol parece branca, mas na verdade ela é formada por várias cores diferentes. Quando essa luz entra na atmosfera, ela se espalha ao bater nas moléculas de ar. As cores de menor comprimento de onda, como o azul, se espalham mais facilmente. É por isso que, durante o dia, o céu parece azul em quase todas as direções.
No entardecer, a situação muda. O sol fica mais baixo no horizonte e a luz precisa atravessar uma camada muito maior da atmosfera para chegar até nossos olhos. Nesse caminho mais longo, grande parte da luz azul se espalha e se perde. O que sobra são as cores de maior comprimento de onda, como o amarelo, o laranja e o vermelho.
É por isso que o céu ganha esses tons quentes no pôr do sol. Em alguns dias, quando há mais partículas no ar, como poeira ou poluição, essas cores ficam ainda mais intensas, deixando o entardecer ainda mais bonito.
Então, o céu não muda de cor porque o sol muda, mas porque o caminho da luz até nós muda. O entardecer é, na verdade, um espetáculo causado pela física da luz acontecendo bem diante dos nossos olhos, todos os dias, de forma simples e impressionante.
#educacao #sol #ciencia #fisica #geografia
コメントを書く